Alugar Vs. Comprar – quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Muitas pessoas ficam na dúvida se devem comprar ou alugar uma casa, ou até mesmo o prédio para empresa. Realmente é uma decisão muito importante, afinal ela poderá te afetar por muito tempo e de uma maneira ou outra envolve uma quantia considerável de dinheiro.

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar qual é a sua realidade e quais são seus objetivos para médio e longo prazo.

Tenho notado no meio digital uma mudança de posturas e ao longo do post irei falar sobre isto também.

Sem mais delongas, vamos falar sobre cada uma das modalidades.

Alugar

A modalidade do aluguel é muito atrativa para diversas pessoas e ocasiões, entre eles estão:

  • Quem não possui dinheiro reservado para dar de entrada em um imóvel;
  • Casais jovens que desejam comprar/construir mas ainda não possuem certeza de como será a nova rotina;
  • Pessoas que por questões profissionais precisam sempre estar se mudando;
  • Universitários que desejam atuar em outra cidade após a conclusão de curso;
  • Empresas que começam pequenas, mas desejam crescer;
  • Empresas que não desejam investir na construção de infraestrutura.

Diversos especialistas em economia apontam que alugar um imóvel pode representar uma economia passível de ser colocada em investimentos.

Em relação à reformas, ao se tratar de imóveis destinados para residência, há menos flexibilidade no que pode ser alterado e é comum que os proprietários desejem receber o imóvel da maneira como entregaram; já os imóveis destinados para empresas, realizar alterações no prédio é até comum e esperado.

Uma grande vantagem no aluguel é que os problemas relacionados à questões estruturais ficam sob responsabilidade de solução para o proprietário ou administrador.

Optar por locação é abrir da segurança, uma vez que a decisão de você se manter no imóvel não está apenas em suas mãos, tendo a decisão do proprietário um peso maior e pode sim acontecer que este venha pedir para que você saia do prédio sem que você estivesse planejando se mudar.

Comprar

Comprar um imóvel é uma grande decisão pelo impacto que causa, independente do tamanho ou do valor do imóvel.

Eu amo minha profissão, e tenho plena consciência de que construção civil, imóveis e decoração são coisas caras. Comprar uma casinha que seja e deixá-la arrumadinha, com móveis e decoração não é barato, ainda que você financie a casa, parcele os móveis e tudo mais, a soma de todo o valor é grande.

A casa própria é o sonho da grande maioria das pessoas, ela proporciona o sentimento de pertencimento, dá a segurança de ter um lugar que é seu e ninguém pedirá para você sair, um lugar em que você pode imprimir 100% sua personalidade e estilo de vida.

Adquirir um imóvel é para quem sabe o que quer, gosta de estabilidade e possui programação financeira para isto. Ainda que seja um sonho a ser realizado, é também uma grande responsabilidade, uma vez que toda parte de manutenção é por sua conta.

Pensar, analisar, calcular.

Pensar em quais são seus objetivos, qual sua situação atual, analisar o cenário presente e aquele o qual você almeja para o futuro, calcular os gastos e então tomar sua decisão.

Qualquer que seja a decisão, lembre-se também que ela não precisa ser definitiva, você pode mudar de ideia e tudo bem.

Ainda que muitas pessoas fiquem na dúvida se devem alugar ou comprar um imóvel, não é uma decisão tão difícil de ser tomada se for encarada de forma honesta e congruente com a sua realidade e seus objetivos.

Publicado por gablanzetta

Arquiteta e urbanista, monitora, apaixonada, sonhadora, viciada em Disney e amante de livros.

Deixe um comentário